Dicas rápidas [e muito úteis!] sobre a criação de sites

Eis que eu estava fazendo meu site e fui por aí a procurar umas coisas interessantes para esse processo… Algumas eu já conhecia, de projetos anteriores, indicadas por amigos, outras eu descobri… Fiz um resuminho de algumas coisas interessantes a se pensar durante o desenvolvimento…

PS: Estamos aceitando opiniões e acréscimo de conhecimento: essa é a ideia sempre 😉

– Ferramentas legais de usar independente da tecnologia de desenvolvimento?

Eu particularmente, em se tratando de sites, gosto de usar o Firefox durante o desenvolvimento, devido principalmente a suas ferramentas. Duas das mais legais são:

Firebug – Monitora todos os elementos da página! Depois de começar a usar você não consegue viver sem esse tipo de ferramenta! Existe uma versão dela para Chrome (não tão boa) e outras ferramentas no mesmo estilo para outros navegadores…

Ferramentas de cor: O Colorzilla, detecta as cores dos elementos nos Websites em que você, fornece os valores das cores em RGB e outros padrões, é também uma ‘mão na roda’, um excelente complemento para o Firefox.

– Como manter as versões do seu site?

Mantenha o código versionado num repositório! Bem, se você nunca usou um repositório, sugiro ler um pouquinho sobre isso e fazer sua escolha, mas para facilitar, uma ideia interessante (e das mais eficientes), é ter um repositório Git (que funciona lindamente e localmente, tanto como te permite guardar seus códigos on line gratuitamente, com o Github).

– Obedecer a padrões estabelecidos, tornando o site usável e acessível:

Validações do W3C – XHTML e CSS

Diretrizes sobre Acessibilidade/Usabilidade – WCAG, Acesso Brasil

– Verificar o tráfego que suas páginas têm recebido (quantas visitas, de onde vêm, páginas mais visitadas):

Alguns gerenciadores de blog já trazem isso por padrão e bastante eficiente (como o WordPress), mas se você está criando um site próprio, pode e deve utilizar uma ferramenta maneiríssima e muito poderosa do Google, o Analytics.

PS: Para blogs, onde você não pode adicionar códigos Javascript ou validar das outras formas que o Google Analytics requer, você pode usar ferramentas como o “Site Meter“…. Os relatórios são muito mais simples, não é tão expressivo, mas pelo menos dá para ter uma idéia do tráfego, e ele podem mandar relatórios resumidos semanais pra você…

– Ter um e-mail com o seu domínio, gratuitamente, garantindo mais credibilidade e facilitando as pessoas a gravarem a sua url:

Google Webmaster, que possui e algumas outras funcionalidades (como auxílio a melhorar a coloçao do seu site no mecanismo de busca mais usado atualmente).

– Para medir e melhorar a velocidade do site:

Medição segundo alguns critérios, como: quantidade de requisições http, compressão e minificação de componentes, número de elementos DOM, análise do favicon… – YSlow

– Verificar o ranking do site nos principais sites de busca:

Rank Checker

– Obter algum lucro com isso tudo:

Para lucrar um pouco, há várias ferramentas para anúncios, alguns exemplos são o , o Boo-box, entre outros… Só que lucro mesmooo é difícil de conseguir e demora! Mesmo com muito tráfego… Mas existem dicas por aí e até sites dedicados a esse assunto, mas não é o meu foco aqui.

Anúncios

About Mari

Eu mexma, a campistoca. Ver todos os artigos de Mari

2 responses to “Dicas rápidas [e muito úteis!] sobre a criação de sites

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: